Visite também o blog nutrivillaverdi






segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

NÃO DESIDRATE

Com a chegada do calor, as mudanças fisiológicas que se verificam no corpo devem ser ajustadas com uma alimentação especial. Nos dias quentes ocorrem maiores perdas de líquido e minerais, devido ao aumento da temperatura corporal e da transpiração excessiva.
A desidratação, tão comum neste período do ano, pode ser evitada co alguns cuidados na alimentação e com consumo regular de líquidos.
Em condições normais, o organismo de um adulto perde em média 2,5 litros de água por dia ( considerando a perda pelo suor, urina, fezes e respiração). Assim, é necessária a reposição diária de 2,5 litros de água, considerando toda a água ingerida, pura ou em forma de alimentos.
Lembre-se que a sede é um sinal tardio da falta de água, por isso, o ideal é não esperar que a sede apareça, já que esse é um sinal de desidratação.A sede ocorre quando o organismo já esgotou algumas de suas reservas.
Nas perdas provocadas pelo suor, além da água, perdem-se também sais minerais, principalmente sódio e potássio. As frutas, as verduras e os legumes são ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, por isso devem ser ingeridas com frequencia e em variedade. Comê-los ou beber o seu suco são boas formas de se hidratar.
O ideal é ingerir pequenas quantidades de líquidos, várias vezes ao dia.
Para perceber a importância da água basta lembrar que sem ela não há vida. A circulação do sangue, a manutenção e equilíbrio da temperatura corporal, o funcionamento dos rins e dos intestinos, a manutenção do tônus muscular, etc..., são apenas alguns exemplos da essencialidade da água.

Drª Florbela Mendes
Postado por Fabiana Emboaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário