Visite também o blog nutrivillaverdi






quinta-feira, 12 de abril de 2012

PROTEÍNAS E AÇÚCARES

Olá estou de volta com o post prometido!!
Os açúcares:
Como é a digestão dos amidos? Imagine pedacinhos de pão no sistema digestivo. Será que a única transformação sofrida pela fatia de pão é física? Isto é, de formato regular, transforma-se numa massa sem forma?
Ao longo do sistema digestivo, há elementos responsáveis pela digestão: as enzimas que se acham presentes na boca, no estômago e no intestino. Elas atuam nas moléculas dos alimentos, modificando-as.
O pedaço de pão é alimento amiláceo. O local onde se inicia a digestão dos amidos é na boca. Mastigando o pão, imediatamente a saliva ocorre e a ptialina, enzima especial para desdobramento do amido, surge. Por isso os alimentos ricos em amido devem ser bem salivados e mastigados. Se usarmos líquido junto com o bocado de pão, estaremos diluindo a saliva e enfraquecendo a ação da ptialina. Muito açúcar com amido (ex: pão com geléia ou mel) também prejudica a digestão do amido. Todo ácido impede a atividade dessa enzima, que só é ativada em meio alcalino. Assim se misturarmos pão com saladas regadas a limão ou pão com tomate muito ácido e crú e outros ácidos, estaremos contribuindo  para o surgimento de azias, gases e outros problemas. Isso serve para os cereais feculentos e outros alimentos ricos em  amidos.
O amido sofre ainda a influência do suco pancreático. de amido, transforma-se finalmente em maltose, isomaltose e glicose. A maltose e a isomaltose sofrerão ainda transformação enzimática no intestino, antes que façam parte do sangue.
É comum aceitar como açúcar apenas o açúcar da cana - refinado e mais encontrado no mercado. Porém esse é apenas uma das modalidades. Alguns tipos de açúcares mais comuns na dieta: amido, sacarose( da cana), xilose ( da madeira), manose ( dos vegetais), frutose ( das frutas), lactose ( do leite). O açúcar da cana é 100% sacarose. Uma colher de sopa de açúcar branco é uma colher de sacarose pura.Uma dieta natural sempre vai procurar o equilíbrio dos elementos nutritivos. DESPROPORÇÃO E CONCENTRAÇÃO FAZEM MAL.
No caso de sacarose, o prejuízo é maior causando diabetes, hipertensão, cárie dentária, baixa resistência a infecções e outros males. Podemos perfeitamente viver sem um grama se quer do açúcar da cana.
Está comprovado que o açúcar reduz a resistência do corpo.
... continua no próximo post!! 


Um comentário:

  1. Fabiana,

    Gostei, disse tudo a respeito do açúcar, eu nunca fui de fato uma formiga sobre açúcar mas, sempre o consumi ( até alguns anos atrás ) e quando resolvi se desligar dele, simplesmente por achar que não era útil para mim em nenhum momento, pude perceber que é verdade ( comprovado ) podemos viver sem lembrar dele para nada.. as vezes acabamos consumindo um pouco por falta de opção de resistência ( nem sempre nos alimentamos em casa ) mas quando evitado, tiramos um poderoso lucro, evitando uma série de problemas futuros a nossa saúde. Os alimentos de hoje em dia já são muito doce, não há por que acrescentarmos mais açúcar, muitas coisas podemos consumir naturalmente ou simplesmente misturando com outros alimentos, disfarçando o sabor. Acostumei de forma que nem lembro que ele existe e está exposto nas prateleiras dos supermercados... rs.

    Recomendo esta experiência a quem nunca tentou, é fácil e saudável!

    Abraços,

    ResponderExcluir