Visite também o blog nutrivillaverdi






terça-feira, 20 de setembro de 2011

Como estimular a criança a comer melhor

Olá Queridos,

Hoje resolvi postar sobre um assunto que para grande maioria das mamães é um dilema: a hora da refeição da criançada.
Trago dicas simples, mas eficientes de como conquistar a garotada para a refeição ser prazerosa para eles e menos desgastante para mães e cuidadoras.
Retirei de um livro chamado: "Manual creche eficiente", um material muito bacana escrito por doutores no assunto lá da UNIFESP, universidade onde me especializei.
Vamos lá...
Dica nº1 
Cardápios coloridos: as cores dos alimentos ajudam a compor a apresentação do prato e são ótimas para atrair a atenção e o apetite da criança. Para isso as frutas, os legumes e os folhosos são bons aliados. Incentive-as a identificar, nomear e contar as cores presentes no seu prato.
Dica nº2
Alimentos preferidos: Sempre que possível inclua nas refeições da criança os alimentos de maior preferência. Assim, ela aceitará com maior facilidade os outros.
Dica nº3
Importância da alimentação: na medida do possível, explique para a criança a função dos alimentos e por que a dieta deve ser saudável.
Dica nº4
A refeição não deve ser monótona: varie os alimentos.
Dica nº5
Insista com as novidades: nem sempre a criança concorda em comer uma preparação que lhe é oferecida pela primeira vez. Algumas precisam provar de 8 a 10 vezes antes de aprová-la e inclui-la nos seus hábitos alimentares. Um ponto importante é que insistir é diferente de forçar. Tudo o que é novo na alimentação da criança deve ser oferecido de forma alegre e amorosa para que seja associado a experiências emocionalmente gratificantes.

O mais importante de tudo:
O GRANDE ESTÍMULO À CRIANÇA É O EXEMPLO DA FAMÍLIA.

Um grande abraço e feliz dia a todos!!

Curtam agora essas belezuras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário