Visite também o blog nutrivillaverdi






quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO DESJEJUM

O desjejum deve ser a refeição mais importante do dia por duas razões:
Repor as reservas gastas durante a noite. Embora o nosso corpo descanse durante o sono, há muitos órgãos e processos que não param e que necessitam de energia: o coração, a respiração, a manutenção da temperatura corporal, são alguns deles. O organismo obtém a energia para esses processos a partir das reservas de glicogênio que há no fígado, que vai se transformando em glicose durante a noite. Por isso de manhã, as nossas reservas energéticas encontram-se diminuídas e necessitam ser substituídas. 
Prover energia suficiente para nosso corpo trabalhar durante a manhã. Assim evitar-se-á a sensação de desmaio ou fraqueza, tão frequente no meio da manhã, que muitas pessoas tentam equivocadamente, superar com uma xícara de café. Essa sensação de debilidade deve-se a descida da concentração de glicose no sangue. Normalmente temos de 0,8 a 1 grama de glicose por por litro de sangue, e quando este nível desce, produz-se abatimento e diminuição da capacidade de concentração. Recorde que o cérebro necessita de um aporte contínuo de glicose para o seu funcionamento correto, bem como de oxigênio.
Se você quer ter boa saúde o caminho é ter uma alimentação bem planejada começando com bom e farto desjejum constituído de frutas, pão integral, leite (de preferência o de soja), sucos naturais, mel, etc.

Uma ótima quarta-feira a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário